58º CAFÉ FILOSÓFICO_COLÉGIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA DE LISBOA

A convite de uma amiga de Lisboa assídua frequentadora dos Cafés Filosóficos no Porto (sim, a Sandra faz 300km para ir aos Cafés Filosóficos ao CLP) tive a oportunidade de dinamizar uma sessão de Café Filosófico na escola onde é professora (de Filosofia e de Filosofia com Crianças).

Nesta sessão participaram alunos do 4º ao 12º ano e durante duas horas debatemos uma questão escolhida pelos próprios alunos:

“Vale a pena viver?”

Algumas das respostas:

“Sim, pois caso contrário Deus não nos tinha posto aqui.” (Martim)

“Sim, pois a vida é o nosso maior dom.” (Clara)

“Sim, pois as coisas boas compensam as coisas más.” (Ricardo)

Ao cabo de duas horas de discussão os alunos queriam saber o que eu pensava.
“Não porque vamos todos morrer”, respondi-lhes em jeito de provocação.

O desafio era que quem não concordasse com esta resposta me enviasse um email com a sua crítica.
Recebi este texto de um aluno ainda estava no comboio algures entre a estação Oriente e Campanhã:

“Professor Tomás, eu não concordo com a sua resposta à pergunta “Vale a pena viver?”, porque o que interessa não é a morte, o fim mas sim como vivemos a nossa viagem, vida até lá chegarmos.”

Um abraço

Francisco Fonseca do 4ºB da 1º mesa ao pé da porta.

Passado um dia do Café Filosófico recebi esta resposta de uma outra aluna:

Olá prof. Tomás
Eu chamou-me Teresa e sou do 4ºb do cscm. Ontem veio ao nosso colégio para participar num café filosófico. Eu não fui, mas os meus colegas ( e amigos) Matilde, Bernardo e Francisco contaram-nos tudo.
Pois bem vamos directos ao assunto. Eles explicaram tudo optimamente e até fizeram as perguntas.E eu fiquei logo a querer responder e, por isso, deram-nos o seu email. E pronto, calo-me ( acho que qualquer um se enjoaria com tanta conversa) e aqui vai a resposta:

Acho que vale a pena viver porque passamos por imensas coisas boas na vida.

e agora despeço-me porque já é tarde.

abraços, abracinhos, abrações!!!!

Abraços, abracinhos, abrações para todos!

A “Mary Rose” que esteve presente na sessão deixou aqui o seu comentário.

Mais fotos deste Café Filosófico aqui

2 thoughts on “58º CAFÉ FILOSÓFICO_COLÉGIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA DE LISBOA

  1. Olá professor Tomás, eu concordo com a resposta do Francisco porque o que é importante é vivermos a vida o melhor possivel.
    Desculpe não ter respondido mais cedo.
    Um grande abraço
    Bernardo

Deixe uma Resposta

