Filosofia com Crianças no Jardim de Infância A Flor
Objectivos do curso Filósofos a Brincar.
– Formular questões incentivando a curiosidade.
– Desenvolver o pensamento autónomo e criativo
– Pensar sobre as suas experiências particulares (tomar banho sozinho, brincar, etc.)
– Aprender a ter paciência e a “perder tempo” com os problemas com que se deparam.
– Tornar os alunos fecundos, i.e., cheios de dúvidas e ávidos de respostas. O primeiro passo para iniciarem eles mesmos e em conjunto a aventura do conhecimento.
Exercício: Perguntas com “porquês” (4-5 anos)
Por que é que tiraste o casaco? (Afonso); Por que é que estás a falar? (Mª Leonor);
Por que é que os frutos ficam podres? (Tomás); Por que é que tiraste os sapatos? (Catarina Leite);
Por que é que pintas os lábios? (João Nuno); Quem quer fungar o nariz? (Mª João);
Por que é que bebeste água? (Inês); Por que é que se bebe água? (Francisco);
Por que é que se vai para a banheira? (Teresa); Por que é que nós andamos de mota? (Catarina Moutinho);
Por que é que se liga o rádio? (Francisco); Por que é que tu almoças? (Joana);
Por que é que se dorme à noite com dois ursos? (Beatriz); Por que é que empurras a cadeira? (Clara);
Por que é que comes bacalhau? (Francisco); Por que é que fazemos xixi? (Afonso);
Por que é que brincamos com jogos? (Mª Leonor); Por que é que brincamos com cestos? (Catarina Leite);
Por que é que brincamos aos piqueniques? (Inês); Por que é que tu brincas com os meninos? (Teresa)
Os alunos ficaram de levar a sessão de filosofia para casa procurando respostas a estas (e outras) perguntas junto dos pais!!
nota: Soube hoje pela sua educadora que os meninos ao almoço, levantando-se para falar à vez, jogavam de forma espontânea o “Jogo dos Porquês?”
– “Por que é que o céu é azul?”
– “Por que é que comemos com talheres?”
– “Por que é que sou menino?”
…
O bichinho da filosofia quando pega não larga 🙂
Professor: Tomás Magalhães Carneiro
Sessões Mensais durante o ano lectivo 2010/2011
