O Bebé Filósofo

Um excelente livro para quem quer perceber um pouco melhor as nossas crianças, mais propriamente o que lhes vai naquelas cabecinhas.

“Na altura em que têm dois ou três anos as crianças despendem muito mais tempo das suas horas de vigília num mundo de criaturas imaginárias, universos possíveis e identidades assumidas. Se entrarem em qualquer jardim-de-infância ficarão rodeados de pequenas princesas e super-heróis em macacão, que vos servirão educadamente chá e que estão dispostos a assumir as consequências das suas pretensas premissas contrafactuais. (…) mesmo as crianças de dois anos vos dirão que, se um ursinho de peluche imaginário e se entornar o chá sobre o chão imaginário, será necessária uma limpeza de esfregona imaginária. (…) As crianças eram bastante específicas acerca dos seus contrafactuais (mundos possíveis). Se o ursinho entornar o chá, precisarão de uma esfregona, mas, se for talco de bebé, necessitarão de uma vassoura.” (Capítulo 1 – Mundos Possíveis)

A Tarefa da Brincadeira – “Enquanto crianças, não temos de restringir a nossa imaginação àquilo que é de imediato útil, podemos construir livremente mapas conceptuais e exercitarmos a nossa capacidade para criar contrafactuais. Podemos juntar um vasto leque de possibilidades e não apenas aquelas duas ou três que poderão ser úteis. Podemos considerar diferentes formas como o mundo poderia ser e não apenas formas como o mundo realmente é. (…) A inventiva ágil e desinibida da criança de três anos poderá ser completamente incapaz de fazer algo tão simples quanto vestir o seu fato de neve (há tantas distrações: tem de brincar com o tigre imaginário e certificar-se de que o seu amigo imaginário também se veste). Mas, de facto, está a exercitar algumas das capacidades mais sofisticadas e filosoficamente profundas da natureza humana – apesar de, confessadamente, tal poder ser um fraco consolo para o pai que tem de chegar a horas ao trabalho.” (Capítulo 2 – Companheiros Imaginários)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s