2ª OFICINA FILOSOFIA PRÁTICA E PENSAMENTO CRÍTICO

TEM TREINADO O RACIOCÍNIO?

Vamos embrulhar e desembrulhar as ideias? Olhar lá para dentro… Quantas ideias cabem dentro de um mesmo embrulho? Será que não cabem mais? E quando elas se desdobram noutras e outras que são até incoerentes com as primeiras? Qual a resistência ou flexibilidade do nosso papel de embrulho? É perecível? Será duradouro? Teremos a capacidade de ver em contra luz de que é feito este papel de embrulho e até de o transformar? As ideias lá dentro podem permanecer estáticas, têm prazo de validade? Quem o define? Como se define? As ideias podem ter peso?
 
Trabalhar, redefinir, estimular, “fazer alongamentos” com o nosso equipamento cognitivo é a proposta das próximas Oficinas de Filosofia Prática e Pensamento Crítico que se vão realizar na Reitoria da U.Porto nos próximos dias 27, 28, 29 e 30 de Abril, 4, 5, 6 e 7 de Maio de 2010.
 
A verdade, o conhecimento, o bem e o mal, a arte, etc., serão alguns dos temas convocados para estas discussões filosóficas (Filosofia Prática) lançando sempre mão de técnicas, conceitos e instrumentos cognitivos, lógicos e argumentativos da área do Pensamento Crítico.
 
A prática e o aperfeiçoamento das nossas capacidades cognitivas e argumentativas é o principal objectivo deste workshop que, durante estes oito dias, vai cultivar a análise e a avaliação cuidada de raciocínios e argumentos, fazendo uso do Pensamento Crítico como uma área transversal a todas as disciplinas (Português, História, Ciências Naturais, etc.).
 
Proporcionar ou muscular o prazer do pensamento é a proposta de Tomás Magalhães Carneiro, o formador que irá liderar esta aventura por territórios do raciocínio. Licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Tomás Carneiro completou uma pós-graduação em Filosofia Moderna e Contemporânea, está a preparar uma tese de mestrado em Filosofia Prática e Pensamento Crítico e ensina Pensamento Crítico na Academia Studiosus, no Porto.
É fundador e editor da revista cultural “Um Café”.  AS / REIT
MAIS INFORMAÇÕES  – Site da Reitoria
INFORMAÇÕES GERAIS
Local da inscrição: Gabinete de Cultura, Desporto e Lazer da Reitoria da Universidade do Porto
Local do Workshop: Sala do Fundo Antigo (Biblioteca) da Reitoria da Universidade do Porto
Datas: 27, 28, 29, 30 de Abril, 4, 5, 6 e 7 de Maio de 2010
Horário: 18h30 – 21h30
Preço: 90€ UP | 100€ fora UP
 
Inscrições até 19 de Abril , limitadas a 30 participantes – Ana Martins: anamartins@reit.up.pt ou Ruben Rodrigues: rrodrigues@reit.up.pt; Tlf. 220408193
Imagem retirada de MOTASTRENGTHSPORTS
Texto: Anabela Santos_UP
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s